Escolher um leite vegetal pode ser confuso, já que cada dia tem mais e mais opções. Afinal, qual opção é a melhor pra você?

 

De acordo com um comunicado de imprensa da Innova Market Insights, o mercado global de leite à base vegetal deve chegar a US $ 16,3 bilhões em 2018. Aumentando em 30% consumo desde 2011.

 

Por que essa revolução contra o leite tradicional?

Na verdade, não tem nada a ver com a lactose em si, temos claro um numero gigante de pessoas que tem intolerância à lactose (até pelo contato demasiado com leite de vaca na infância e vida adulta, que digamos, não é da nossa espécie, né?? Resultado: intolerância)

Mas esquecendo a lactose, pensando no leite como um todo, já é um alimento inflamatório para grande maioria, simplesmente porque o leite de hoje do mercado não é o leite que a sua bisavó tomava fresquinho, passa por todo um processo de pasteurização ou industrialização.. e tudo que inflama nosso organismo , pode trazer complicações maiores tanto fisicamente quando emocionalmente.. então que tal pelo menos alternar com leites saudáveis e vegetais??

(claro que temos enganações artificiais nos mercados, veja sempre os ingredientes pra saber se você esta comprando o que pretende! Ou faça em casa, mais saudável e econômico!

 

Não tem mais jeito: o leite à base de plantas veio para ficar!

 

Então, aqui estão deliciosas alternativas ao leite animal. Não deixe de experimentar alguns para encontrar seus favoritos!

 

Leite de amêndoas

 

O leite de amêndoa é uma das opções mais populares sem laticínios e é incrivelmente versátil. Experimente em cereais, biscoitos ou no café! E é muito fácil fazer o seu! Embora tenha uma boa quantidade de cálcio, o leite de amêndoa não é uma ótima fonte de proteína ou fibra.

 

Leite de soja

 

Talvez o leite vegano mais comum e contém proteína – sete gramas por xícara! O leite de soja é ótimo quando você precisa de um pouco de cremosidade extra no café, e ele pode ser usado em quase todas as receitas que exigem leite de vaca. MAS, use soja orgânica, ou opte pelas outras opções abaixo!

 

Leite de arroz

 

Leve e refrescante, o leite de arroz é uma ótima alternativa para quem evita soja ou nozes. É baixo em calorias, mas contem um pouco mais de carboidrato.. Mas se a intenção é adicionar cremosidade a receitas, não é o ideal, já que é mais ralo.

 

Leite de castanha de caju

 

Ganhou recentemente popularidade e por um bom motivo: é super cremoso e rico em proteínas! E é ótimo para a maioria das receitas, incluindo as salgadas, mas tende a ser um pouco mais caro do que outras opções.

 

Leite de côco

 

Este leite é super rico e cremoso, carregado com gorduras saudáveis ​​e perfeito em sobremesas e no lugar do creme de leite. Você pode até usá-lo para fazer seu próprio sorvete vegano! Mas o leite de coco geralmente tem um sabor mais forte, que provavelmente se destacará nas receitas (a não ser que usemos especiarias, tende a sobressair ao coco).

 

Note que as variedades enlatadas são muito mais grossas e não são ótimas para beber, mas elas são ótimas para fazer chantilly vegano, por exemplo!

 

* Lembre-se de escolher variedades sem serem pré-adoçados, principalmente se for usar em pratos salgados!

 

Leite de Aveia

 

Livre de gordura saturada, o leite de aveia contém cinco gramas de proteína por xícara e é carregado com fibra. O leite de aveia é naturalmente doce, tornando-o ótimo para assados, como bolos e biscoitos.

 

Leite De Avelã

 

É ótimo em bebidas ou sobremesas leves. Além disso, é fácil fazer o seu próprio! O leite de avelã não é o mais versátil, devido ao seu sabor mais forte, mas é perfeito para misturar com café.

 

Viu como tem muitas opções saudáveis e versáteis disponíveis no mercado hoje em dia??

 

Prove todas e escolha a sua predileta!!!