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Dicas de alimentação saudável: coma bem com pouco tempo

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DICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: COMA BEM COM POUCO TEMPO

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Você não tem tempo para nada? Veja 10 dicas de alimentação saudável para quem tem pouco tempo

[/vc_cta][vc_column_text]Boa parte dos nossos amigos costuma dizer que “comer de forma saudável leva muito tempo.” Entre o trabalho, os amigos, o cuidado com as crianças e toda correria cotidiana, comer bem até acaba parecendo um luxo que você simplesmente não pode ter. O que aprendi, e tentamos ensinar aqui com dicas de alimentação saudável, é que comer bem pode ser simples e, claro,  ainda traz diversos benefícios: mais energia, melhora no sono, maior concentração, autoestima e bem-estar.[/vc_column_text][vc_column_text]Separei aqui algumas dicas simples que me ajudaram muito a otimizar o tempo em casa e que espero que te ajudem no dia a dia:

  1. Encontre a sua fórmula para o café da manhã

Encontre algumas combinações de café da manhã que você goste e permaneça com ela. Assim, você consegue ter todos os ingredientes à mão e poupa esforço mental pensando no que fazer a cada dia. Se você conseguir chegar em combinações diferentes para alternar a cada semana, isso também ajuda a não cansar da mesma comida. Ingredientes que sempre tenho à mão e consigo inúmeras combinações: ovos, tapioca, abacate, mussarela de búfala, linhaça. Mudando sempre o formato e a combinação, não canso de comer sempre a mesma coisa, consigo uma refeição fácil e rápida para começar o dia com toda a energia. Sem dúvidas, essas são dicas de alimentação saudável perfeitas.

  1. Planeje seu cardápio

Pode parecer um contrassenso, mas todo fim de semana separo um tempinho para planejar o cardápio semanal. Assim, não perco tempo pensando no que fazer todos os dias. Além disso, evito também as corridas de última hora no mercado sem saber o que comprar. Uma outra dica de alimentação é tentar otimizar a lista da semana, criando uma receita que dê pra aproveitar, pelo menos, parte de um ingrediente que você já fez. Isso garante que você ganhe tempo na preparação e minimiza sobras.

Ex: por que não transformar a sobra de frango da segunda e o purê de espinafre da terça em uma deliciosa panqueca de espinafre com recheio de frango?

  1. Escolha ingredientes da estação

Mais uma forma que acaba levando a outras dicas de alimentação saudável é escolher um ou dois ingredientes da estação ou algum que você já tenha na despensa como base da semana. Desse modo, você amplia as possibilidades de receitas e facilita a pesquisa. A busca por inspirações fica mais fácil e você ainda minimiza a chance de não encontrar um ingrediente no mercado.

Se você realmente não encontrar tempo para planejar o cardápio e fazer a sua pesquisa, uma outra dica é usar uma ferramenta de planejamento de refeição.

  1. Separe um dia ou momento para adiantar o preparo das refeições

Começo todo domingo definindo o cardápio da semana. Faço a lista de compras, vou ao mercado e quando retorno, já aproveito para lavar a salada da semana, adiantar os molhos, picar o máximo de ingredientes e deixar o arroz pronto.

Assim, centralizo o esforço e com cerca de 1 hora de preparação, reduzo para 15 minutos o tempo de preparo das refeições durante a semana. Este momento ainda é uma espécie de meditação para mim, com a minha playlist favorita ou até mesmo assistindo uma série no fundo. São pequenas dicas de alimentação saudável que fazem toda diferença.

  1. Compre ingredientes já picados e lavados

Se você realmente não se adaptar à preparação de domingo, uma dica para ganhar tempo é comprar a salada, legumes e temperos já lavados e picados. É muito fácil achar esta seção no mercado e, hoje em dia, você encontra de tudo: folhas lavadas, cenoura e beterraba raladas, saladas já completas, abóbora cortada, espaguete de pupunha, cebola e alho picado. Apesar de serem um pouco mais caros, vai te poupar um bom tempo quando realmente não tiver, além disso, vai ser mais barato e saudável do que uma refeição de delivery ou congelada.

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  1. Mantenha petiscos fáceis e saudáveis sempre à mão

Ter sempre alguns alimentos à mão, evita cometer um deslize com doce, além disso, muitos alimentos são práticos, dão saciedade e complementam a minha alimentação. Alguns condimentos são:

  • Amêndoas, nozes (se for Pecan, melhor ainda);
  • Damasco e castanha de caju;
  • Granola caseira – basta misturar diferentes tipos de castanhas, nozes e sementes e colocar no forno por 10 minutos. Para salgada, adicione temperos como alecrim e açafrão. E para a versão doce pode ser coco ralado, frutas secas e mel;
  • Cenouras baby e homus;
  • Brócolis e coalhada seca;
  • Maçã picada com canela;
  • Pipoca (feita em casa com gota de azeite, ghee ou óleo de coco);
  • Amêndoas com cacau em pó.
  1. Tome suco verde diariamente.

O suco verde é uma carta na manga quando o assunto é dicas de alimentação saudável. Esse tipo de bebida é repleto de nutrientes e antioxidantes. Outra vantagem é que os sucos verdes são muito rápidos de fazer e ficam deliciosos. Se tomar em jejum, melhor ainda. Algumas dicas:

  • Bata primeiro o ingrediente verde (couve, espinafre e etc.) com água, para ficar uma textura mais gostosa. Só depois acrescente os outros ingredientes;
  • Tenha sempre ingredientes, como, gengibre congelado e açafrão em pó na despensa para adicionar ainda mais nutrientes e ficar mais saboroso;
  • Misture as frutas durante a semana, combine sempre limão com alguma outra. Se for tomar o suco em jejum, não escolher frutas ácidas, como a laranja e abacaxi, nem frutas com alto índice glicêmico;
  • Se sentir muita falta de açúcar, adicione uma colher de sobremesa de mel ou estévia, mas o ideal é tomar puro para manter o PH. No começo pode ser “ruim” para quem não está acostumado, mas com o tempo fica uma delícia!
  1. Dobre a quantidade do jantar para ter sobras para o almoço.

Quando for cozinhar o jantar, dobre a quantidade para ter comida o suficiente para o almoço do dia seguinte. Ter este almoço saudável na mão, evita que você ceda a comidas não saudáveis, além de ser mais econômico.

  1. Experimente as saladas em pote

Outra ótima ideia saudável para o almoço e muito rápida de montar é a salada em pote. Você pode aproveitar sobras do jantar como grãos ou frango desfiado para balancear a refeição e, além de muito saudáveis, ficam uma delícia!

  1. Mantenha as coisas simples

Passar horas preparando uma receita complicada à noite quando não tem ajuda é uma missão impossível. Busque receitas práticas e com menos de 10 ingredientes. Deixe os pratos mais elaborados para o fim de semana. Se você quiser mantê-lo simples, evite testar muitas receitas novas durante a semana, a internet tem um mar de conteúdo, mas quantas realmente são fáceis e rápidas de fazer? De fato, nem todas são excelentes dicas de alimentação saudável. Avalie muito bem!

Viu como é possível uma alimentação saudável, mesmo quando você não tem tempo? Tudo que você precisa é um pouco de foco, planejamento e organização. Pronto para começar?[/vc_column_text][vc_column_text][wbcr_php_snippet id=”1169″][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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