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Dicas de alimentação saudável: 2021 com o pé direito!

Dicas de alimentação saudável para começar 2021 com o pé direito, se alimentando bem e sem neuras! Vem com a SmartLiv!

Sabemos que o final de ano é um período regado a festas, confraternizações, comidas gostosas e muitas vezes exageros!

Não estamos aqui para julgar o que já passou, e sim ajudar a minimizar os danos e melhorar sua alimentação como um todo, não só por um período pós exageros!

Vão aí algumas dicas para uma alimentação mais saudável em 2021!

As MELHORES dicas de alimentação saudável:

1. Beba bastante água

  • Isso mesmo que você leu, beber água faz parte de uma alimentação saudável! Principalmente após dias de exagero.
  • A água auxilia nosso corpo a reduzir a inflamação, a reduzir retenção de líquidos e também auxilia no processo “detox” feito pelo fígado.
  • O consumo adequado de água também auxilia conjuntamente com o consumo de fibras para o bom funcionamento do intestino, melhorando diversos desconfortos gastro-intestinais!
  • Se você não sabe o quanto de água você deve consumir ao longo do dia vamos te ajudar! A conta é muito simples! O mínimo de água consumido ao longo do dia deve ser de 30 mL por quilo de peso corporal! Ou seja:

Se você pesa 70 kg deve consumir 2.1L ao dia!

  • Uma forma super fácil de controlar sua ingestão de água diária é ter uma garrafa/jarra que comporte toda a quantidade que deve ser consumida no dia ou no período.
  • Outra ideia fácil é agendar lembretes que te ajudem a beber água a cada X minutos, nada como a tecnologia!

2. Evite restrições desnecessárias!

  • Sabemos que o comportamento de restringir é muito comum após períodos de exageros… Mas você já parou para reparar que geralmente esses períodos de exagero ocorrem após períodos de restrições?
  • É isso mesmo, cada vez que restringimos o consumo ou taxamos alimentos como proibidos isso faz com que os alimentos se tornem ainda mais desejados, sempre tirando nosso sossego ao vê-los! Gerando após o período de restrição uma compulsão ainda maior por estes alimentos ‘proibidos’.
  • Busque melhorar sua relação com os alimentos, entender que existem alimentos que são mais saudáveis que outros, mas que nenhum deles é proibido!
  • Conseguir distinguir a fome com a vontade é um bom caminho, e observar se a vontade de comer o alimento existia antes mesmo de vê-lo ou se só surgiu após o contato visual.
  • Lembre-se que o dia de amanhã existe e você não precisa comer tudo hoje!

3. Consuma mais frutas e verduras

  • Aumentar o consumo de frutas e verduras é super importante para uma alimentação saudável!
  • Se conseguir, prefira alimentos orgânicos e compre de quem produz!
  • Além de serem ricas em ricas em fibras, vitaminas e minerais, muito importantes para o bom funcionamento do corpo como um todo e principalmente da função intestinal, também são alimentos com menores quantidades de calorias em comparação aos alimentos industrializados, devendo ser priorizados na alimentação.
Dicas de Alimentação Saudável!
Dicas de Alimentação Saudável!
  • Se você não é o maior fã, teste misturá-las em sucos e preparações! Mude as formas de preparo e os temperos usados!

4. Evite alimentos ultraprocessados

  • Não estamos condenando tudo que vem embalado, não é isso!
  • Alimentos ultraprocessados são aqueles que possuem uma lista de ingredientes extensa, cheia de nomes desconhecidos e lotadas de açúcares e gordura.
  • Fique atenta aos rótulos dos alimentos que você compra, nem tudo que é dito ‘FIT’ realmente é!

5. Evite longos períodos sem comer

  • Se você faz a linha que fica longos períodos sem comer e quando come exagera, evite esses períodos longos de jejum!
  • Perceba se a fome faz com que você não preste atenção ao comer e à mastigação, comendo quantidades muito maiores do que o suficiente para ficar saciado.

6. Evite distrações ao comer!

  • Isto vale para crianças e adultos! Nada de celulares, tablets e televisão enquanto come.
  • Se conecte com a comida, mastigue bem e aproveite o momento da refeição.
  • Se você se alimenta junto com a família melhor ainda! Aproveite este momento para compartilhar e sentir todos os sabores e texturas!
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Dicas de Alimentação Saudável!

Outras dicas para uma vida saudável:

1. Faça atividades física!

Qual é a melhor atividade física? Aquela que você conseguir fazer e aquela que você gostar de fazer!

A atividade física além de melhorar o humor e reduzir o estresse é uma aliada para a melhora da composição corporal, aumento de força e melhora de parâmetros bioquímicos, como colesterol, insulina e glicemia.

2. Reduza o fumo e o consumo de bebida alcoólica

Álcool e fumo são péssimos para a saúde.

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Ambos pioram a inflamação, são fatores de risco para diversas doenças tais como câncer, hipertensão e diabetes. Além de piorarem a cicatrização e a capacidade cardiovascular.

3. Durma bem!

Evite dormir tarde, ficar mexendo em aparelhos luminosos (celular, tv, tablet, computador…) logo antes de dormir.

Crie um ritual pré-sono: beba um chá calmante, tome um banho, coloque uma roupa confortável, largue os eletrônicos…

Dicas de Alimentação saudável!
Dicas de Alimentação saudável!

Esperamos que tenha gostado de nossas dicas de alimentação saudável! Vem com a gente!

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