fbpx

Dieta do tipo sanguíneo – o que é e tudo mais o que você precisa saber

Procurando entender mais sobre a dieta do tipo sanguíneo? Entenda tudo sobre  ela, como surgiu, no que está baseada e quais os alimentos para o seu tipo sanguíneo de acordo com essa teoria. 

Em 1996, Peter D’Adamo, um médico naturopata, publicou um livro no qual descreveu como as pessoas poderiam ser mais saudáveis, viver mais e atingir seu peso ideal comendo de acordo com seu tipo sanguíneo. 

A escolha de condimentos, temperos e até de exercícios ideal pode variar de acordo o tipo de sangue da pessoa.

O livro é um best-seller e pessoas em todos os lugares estão descobrindo seu tipo de sangue, revisando suas listas de compras e mudando a forma de comer, fazer exercícios físicos e pensar sobre sua saúde.

Antes de mais nada, vamos te dizer que como todas as nossas orientações e indicações, essa também deve passar por uma avaliação nutricional feita por um profissional. Verifique possíveis intolerâncias ou alergias alimentares.

Agora, confira do que exatamente o que é a dieta do tipo sanguíneo:

O que é a dieta do tipo sanguíneo

A teoria por trás dessa dieta é que o tipo sanguíneo está intimamente ligado à nossa capacidade de digerir certos tipos de alimentos, para que a dieta adequada melhore a digestão, ajude a manter o peso corporal ideal, aumente os níveis de energia e previna doenças, incluindo câncer e doenças cardiovasculares.

Seria o tipo O era o tipo sanguíneo “ancestral” original dos primeiros humanos que eram caçadores-coletores, com dietas que eram altas em proteína animal. O grupo A evoluiu quando os humanos começaram a cultivar e tinham mais dietas vegetarianas. 

Os tipos sanguíneos do grupo B teriam surgido entre as tribos nômades que consumiam muitos laticínios. Como o sangue do grupo AB deveria ter evoluído a partir da mistura de pessoas com sangue dos tipos A e B, as recomendações do tipo AB eram intermediárias entre aquelas para pessoas com sangue dos tipos A e B.

Desafiaram cada uma dessas teorias. Por exemplo, há quem diga que o tipo A foi, na verdade, o primeiro grupo sanguíneo a evoluir em humanos, e não no tipo O, além disso, não há comprovação exata entre tipo sanguíneo e digestão. 

Assim, faltam evidências de que a dieta funciona, mas a evolução dessa antiga teoria talvez esteja no exame de flora intestinal e enzimas digestivas, que direciona os tipos de alimentos que temos enzimas e os tipos que não temos. Portanto, te orientaria uma dieta personalizada!

Qual a melhor dieta para seu tipo sanguíneo

As recomendações para as dietas do tipo sanguíneo vão muito além das escolhas alimentares. Por exemplo, pessoas com sangue tipo O são aconselhadas a escolher exercícios aeróbicos de alta intensidade e tomar suplementos para seus estômagos sensíveis, enquanto aqueles com sangue tipo A devem escolher atividades de baixa intensidade e incluir a meditação como parte de sua rotina.

Quais os alimentos para o sangue tipo O

Devem escolher alimentos ricos em proteína e comer muita carne, legumes, peixes e frutas, mas limitar grãos, feijões e legumes. Para perder peso, frutos do mar, algas, carnes vermelhas, brócolis, espinafre e azeite são os melhores; trigo, milho e laticínios devem ser evitados.

Powered by Rock Convert

Quais os alimentos para o sangue tipo A 

Devem escolher frutas, legumes, tofu, frutos do mar, peru e grãos integrais, mas evitar a carne. Para perda de peso, frutos do mar, legumes, abacaxi, azeite e soja são os melhores; laticínios, trigo, milho e feijão devem ser evitados.

Quais os alimentos para o sangue tipo B 

Devem escolher uma dieta diversa, incluindo carne, frutas, laticínios, frutos do mar e grãos. Para perder peso, os indivíduos do tipo B devem escolher vegetais verdes, ovos, fígado e chá de alcaçuz, mas evitar frango, milho, amendoim e trigo.

Quais os alimentos para o sangue tipo AB 

Devem comer laticínios, tofu, cordeiro, peixe, grãos, frutas e legumes. Para perda de peso, tofu, frutos do mar, verduras e algas são melhores, mas frango, milho, trigo mourisco e feijão devem ser evitados.

Dieta do tipo sanguíneo é comprovada cientificamente?

Como todas as dietas, no universo da nutrição ainda cabem muitas pautas e estudos para comprovações, são basicamente teorias, a melhor maneira de comprovar algo AINDA é na base do teste individual.

Algumas pessoas relatam ser imensamente efetivo, assim como outras que seguem dietas diferentes acham que funcionam do mesmo modo ou, até melhor. A única certeza nesse âmbito é de que gorduras trans, industrializados, refinados, açúcar e excessos são altamente maléficos para a saúde.

Agora, fórmula mágica? Quem vai descobrir isso é você!

Há lado negativo na dieta do tipo sanguíneo?

Comer baseado em seu tipo sanguíneo requer que você conheça seu tipo sanguíneo e siga uma dieta restritiva. As preferências pessoais são um problema: um vegetariano com sangue do tipo O terá dificuldades para permanecer na dieta designada, e as pessoas que gostam de carne vermelha decepcionarão ao saber que têm sangue do tipo A.

Suplementos recomendados não são baratos; nem os alimentos orgânicos recomendados. Um nutricionista fará melhores recomendações baseadas em evidências para suas condições de saúde, como colesterol alto ou diabetes. Tudo além do seu seu tipo sanguíneo.

CONCLUSÃO

Os defensores das dietas do tipo sanguíneo podem dizer que, embora o estudo ideal ainda não tenha sido realizado, a ausência de provas não significa que elas são ineficazes. 

Também não há provas de que essas dietas sejam prejudiciais. Então, meu palpite é que o interesse nas dietas do tipo sanguíneo não vai desaparecer tão cedo. 

Entretanto, há uma razão para as livrarias terem filas e fileiras de livros sobre dieta, cada uma afirmando ser altamente eficaz, senão, a melhor. É difícil saber qual a melhor dieta para cada pessoa. Mesmo sabendo, manter uma dieta única é muitas vezes um desafio.

Você quer uma ajuda para descobrir que alimentação funciona para o seu corpo? A Smartliv chegou para transformar a sua relação com a alimentação saudável, e, além de tudo, tornar suas compras muito mais práticas e eficientes!

O nosso app tem mais de 1500 receitas saudáveis rápidas e práticas para todos os gostos: receitas fit, receitas low carb, receitas vegetarianas; é só escolher e em um clique pegar sua lista de compras saudável pronta. Tem mais: um cardápio semanal saudável gratuito novo toda semana e personalizado para você. Pronto para começar?

Powered by Rock Convert

Quer receber nosso ebook grátis com cardápio semanal completo?

Cadastre-se para receber nossas receitas e dicas para uma alimentação saudável por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.