fbpx
falsos alimentos saudáveis

Falsos alimentos saudáveis – Como não sabotar a dieta

Tem muita dieta por aí que vem acompanhada de uma série de falsos alimentos saudáveis. Então como você pode fazer para não cair em armadilhas que podem acabar com a sua dieta?

Quando julgamos que estamos fazendo tudo certo e, de repente, a balança aumenta e não sabemos o porquê, é tão desanimador. 

Não se sinta culpado! A indústria tem mania de nos sabotar com rótulos “light”, “diet”, “zero gordura”, “low carb”, “vegano”, “saudável”, “natural”, “sem lactose”, “sem glúten” e, na verdade, podem ser industrializados da pior espécie.

Além do aumento de peso algumas armadilhas como essas podem acabar com a nossa saúde!

Como resolver isso? É preciso se informar sobre esses falsos alimentos saudáveis antes de seguir qualquer indicação de dieta!  

Confira o resumo que preparamos sobre os erros mais comuns na alimentação “saudável” atual.

O que realmente são alimentos saudáveis vs falsos alimentos saudáveis

A alimentação saudável vai muito além de uma seleção restritiva de alimentos para serem consumidos nas suas refeições.

Os alimentos saudáveis são todos aqueles que fazem parte de grupos alimentares e que te trazem benefícios para o melhor funcionamento do organismo.

Para ter uma alimentação saudável, aposte em vários tipos de alimentos dos diversos grupos. Caso você tenha alguma restrição ou condição que te impeça de comer algo, substitua com alimentos naturais e com o mínimo de componentes sintéticos (aqueles que você não reconhece o nome dos ingredientes).

Você come porque precisa manter seu corpo em constante atividade e preparado para suprir as demandas que você impõe a ele. 

Coma sempre o que te faz se sentir confortável e saciado. Sobretudo, não se alimentar e comer em excesso são dois extremos errados para uma alimentação saudável.

Para que seu corpo funcione da melhor maneira ele precisa ser abastecido com nutrientes, vitaminas, minerais, gorduras boas, carboidratos, proteínas, etc.

Alimentos frescos, com o mínimo de intervenção e processamento serão sempre os melhores.

O que torna um alimento menos saudável e mais prejudicial é a quantidade de adicionais com propriedades que causam danos à sua saúde.

A importância dos profissionais da nutrição nas indicações dos alimentos

Os profissionais são os que te farão seguir o melhor caminho, descobrir os melhores alimentos, largar antigos hábitos e entender o que seu corpo precisa. 

É preciso ter equilíbrio e balanceamento na seleção dos alimentos que você consumirá, e sempre lembrar de fazer essa escolha com variedade; é com um acompanhamento sério e dicas de profissionais que você saberá como fazer.

Sempre é importante procurar fontes com autoridade e profissionais capacitados para te darem orientações sérias e que se moldem às suas necessidades específicas.

Além disso, você conseguirá se livrar de dietas milagrosas, mas que não dão resultados e dos falsos alimentos saudáveis que podem atrapalhar seus objetivos.

Você vai conseguir encontrar muitas dicas maravilhosas aqui mesmo, conosco, e cada passo seu rumo à alimentação saudável será consistente.

Tome cuidado com os falsos alimentos saudáveis

Os falsos alimentos saudáveis são um perigo para sua dieta! 

Agora você já sabe os critérios que um alimento precisa cumprir para ser saudável, mas, será que está preparado para testar se cairia de novo em alguma cilada?

Acompanhe conosco os 10 falsos alimentos que são mais comuns de serem indicados por aí e encontrados nas mais variadas dietas.

Os 10 falsos alimentos saudáveis mais comuns

  1. Pão integral ou “sem glúten” – um dos principais falsos alimentos saudáveis

Seu sanduíche em pão integral em vez de branco parece a escolha saudável, mas você realmente precisa ler os rótulos. 

Muitas variedades de trigo integrais não contêm grãos suficientes para serem considerados “grãos integrais”, e quase não têm mais nutrientes, por isso, o número 1 da lista de falsos alimentos saudáveis..

No caso do pão sem glúten, LEIA os ingredientes, pois há muitos pãezinhos com rótulo aparentemente saudável. Entretanto, o primeiro ingrediente da lista é amido de milho. 

Muitos contém somente farinhas brancas e ingredientes industrializados, o que está LONGE de ser saudável.

  1. Iogurte

Os iogurtes aromatizados parecem e se comercializam como saudáveis, mas muitos iogurtes com sabor têm aditivos, amido e xarope de milho rico em frutose. Isso tudo leva ao excesso de açúcar, com alguns iogurtes tendo mais 15 gramas de açúcar!

Muitas marcas de iogurte falam sobre sua alta proteína e conteúdo probiótico, mas isso pode não valer a pena.  

Se você gosta de iogurte, opte por um não aromatizado que tenha menos ingredientes sintéticos e açúcar. Em vez disso, acrescente a doçura das frutas frescas que você escolher!

Dica: o iogurte grego é cerca de duas vezes maior em proteína e, com frequência, metade do açúcar do iogurte comum. O ideal é comprar sempre o natural e fazer o gosto em casa, com frutas, mel, açúcar de coco, adoçantes naturais e assim por diante.

  1. Suco de frutas

Sua manhã com suco de laranja pode ser pior para você do que belos ovos com queijo e presunto cru. Suco de determinadas frutas é o puro açúcar indo direto para a corrente sanguínea, já que contém uma tonelada de frutose, o açúcar natural das frutas. 

Não que faça mal, mas em excesso e em formato de suco após remoção da fibra, não há proteção contra o rápido aumento do açúcar no sangue, aumentando o pico de insulina.

No caso da laranja, melancia, pitanga, melão, abacaxi, manga… coma a fruta inteira em vez disso!

Se quiser suco de alguma fruta realmente saudável, opte pelo suco de limão!

  1. Agave, melado, açúcar mascavo e demerara

Cuidado com as idéias de “substitutos” do açúcar! Isto não é uma substituição. Ao invés disso é um açúcar diferente e às vezes com quase o mesmo efeito no nosso organismo!

  1. Molho de salada

 A salada é o prato mais famoso de toda dieta.

Os molhos de salada estão sabotando muitos esforços de perda de peso. Apenas duas colheres de sopa da maioria dos molhos de salada industrializados contêm, aproximadamente, 200 calorias de gordura. 

Muitas saladas contêm mais de duas colheres de sopa de molho, acrescentando um extra de 200 calorias ou mais. O famoso “ceaser” industrializado é um destes.

Uma boa saída é pedir o molho da salada à parte, no caso de delivery e restaurantes. Fazendo com que o controlemos as quantidades, ou melhor ainda, acostume com um fio de azeite, limão, vinagre e quem sabe uma mostarda de boa qualidade, sem açúcar. 

Se for incluir gorduras, que sejam de qualidade boa, como um tahine dissolvido, amêndoas, nuts.

  1. Pasta de amendoim

A pasta de amendoim é uma pegadinha que você cair sem se dar conta.

Muitas dietas ‘low’ carb indicam esse alimento como fonte de energia para substituição de outros que são potenciais ‘bombas de carboidrato’.

O amendoim é um alimento com alto valor energético e rico em vitaminas do complexo B, vitamina E e ainda possui resveratrol (contribui com a saúde cardiovascular). 

O grande problema em questão é o consumo das pastas de amendoim industrializadas que possuem enormes quantidades de açúcares e outros aditivos, tornando-o um falso alimento saudável. 

As calorias em uma porção equivalente a 100g de pasta de amendoim chegam a 588!

Ele pode se transformar na bomba calórica ideal para derrubar sua dieta caso você consuma em excesso.  

Use a palavra moderação como mantra e aplique ela ao substituir doces e geleias, já que os substitutos da indústria que parecem mais saudáveis, provavelmente, também podem ser perigosos. 

Que tal fazer sua própria pasta de amendoim e aproveitar as vantagens desse sabor maravilhoso e ficar cheio de energia?  

  1. Castanhas, Nozes e amêndoas (oleaginosas)

As nozes são um ótimo lanche para quem quer comer mais saudável. Eles são ricos em proteína, o que mantém você satisfeito, além de ser incrivelmente fácil de pegar em qualquer lugar. 

No entanto, eles são ricos em calorias, por isso é importante prestar atenção às porções.

Nozes e castanhas são super saudáveis, mas as pessoas estão comendo muito. Um quarto de xícara de nozes é de cerca de 200 calorias. Muitas pessoas estão pegando punhados ao longo do dia ou sentados com o pote.

Para ter certeza de que você não está comendo várias porções de uma só vez, tente pré-embalar seus lanches para o dia. Uma boa dica é; em um mini “ziplock”, ponha uma porção equivalente a ¼ de xícara para levar de lanche!

  1. Industrializados com “baixa gordura”

Quando se trata de alimentos processados, se eles soam bons demais para ser verdade, eles provavelmente são. Há algo de errado em cookies sem gordura. Eles precisam da gordura para a riqueza e textura. Então, sem a gordura, o que a substituiu?

Regularmente ingerir muito açúcar em sua dieta pode levar a um nível de insulina maior que o normal no sangue e, a longo prazo, isso interferirá na sinalização hormonal adequada no cérebro, incluindo a sinalização de nossos hormônios da fome!

Então, comer esses biscoitos sem gordura e insatisfatórios pode realmente fazer você se sentir mais faminto.

  1. Adoçantes artificiais

Outro criminoso muito bom para ser verdade é o adoçante sem caloria. Açúcar contém calorias, então como um lanche ou uma bebida podem ter um gosto doce, mas não têm calorias?

Embora sejam geralmente considerados seguros, são sintéticos e não naturais, têm consequências negativas conhecidas e desconhecidas para a saúde e são muito mais doces que o açúcar natural.

Isso faz com que outros alimentos pareçam menos doces em comparação, levando a um vício de paladar. Em vez disso, use com moderação, adoçantes naturais.

  1. Barra de proteína ou cereais

Barras de granola e proteína podem rapidamente desfazer todo o seu trabalho duro na academia. Eles podem ser muito ricos em açúcar e calorias, mesmo que o pacote pareça saudável.

Leia sempre os ingredientes, as mais saudáveis e naturais provavelmente não serão as melhores de gosto, mas aprendemos a gostar do que nos faz bem. 

Agora, já pensou você fazer sua própria barrinha caseira com nossas receitas SmartLiv?

Dica da Nutri: Não restringir calorias!

Embora seja importante ler os rótulos e prestar atenção ao que você está colocando em seu corpo, não se restrinja muito. Quando você não come calorias suficientes, você só acaba diminuindo o seu metabolismo e se sentindo insatisfeito.

Coma seus alimentos favoritos com moderação e, ocasionalmente, um pouco de folga!

Os falsos alimentos saudáveis não podem mais te enganar

Quantos alimentos dessa lista você já garantiu na sua listinha de compras “saudável” e acabou comendo em excesso, hein? Você imaginava quantos falsos alimentos saudáveis estava consumindo em excesso? 

A primeira ação para um emagrecimento saudável e uma alimentação rica em nutrientes é observar muito bem o que você está comendo.

Você já conhece nosso app de receitas? Com nossas receitas simples e gostosas você vai comer diversos alimentos ideais e parar de dar desculpas agora mesmo!

Confira já no app grátis na SmartLiv como preparar seus próprios alimentos, melhorar suas refeições e conseguir melhorar sua saúde cuidando do principal: o que você come.

A Smartliv chegou para transformar a sua relação com a alimentação saudável tornando suas compras muito mais práticas e eficientes.

O nosso app tem mais de 1500 receitas saudáveis rápidas e práticas para todos os gostos: receitas fit, receitas low carb, receitas vegetarianas; é só escolher e em um clique pegar sua lista de compras saudável pronta. E o melhor de tudo, tem cardápio semanal saudável gratuito novo toda semana e personalizado para você. Pronto para começar?

Quer receber nosso ebook grátis com cardápio semanal completo?

Cadastre-se para receber nossas receitas e dicas para uma alimentação saudável por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.