Gases: como se livrar deles?

A flatulência e o gás são funções corporais normais, e a maioria dos adultos saudáveis ​​eliminam gás entre 13 e 21 vezes por dia. A flatulência é uma parte saudável do processo digestivo, mas pode causar desconforto e dor à medida que o gás se acumula nos intestinos. Expelir o gás normalmente alivia a dor; no entanto, se a dor persistir ou piorar, pode ser um sinal de uma condição mais grave e você deve consultar seu médico o mais rápido possível.

 

Além da dor e flatulência, o gás pode causar inchaço. Inchaço é uma condição temporária causada quando o ar ou gás fica preso no abdômen. O resultado pode ser visível, pois o estômago, dependendo do nível de ar e gás acumulado, pode se projetar significativamente.

 

Se você mudou sua dieta recentemente adicionando alimentos ricos em fibras ou vegetais crucíferos, pode esperar um pouco de gases. Além disso, os alimentos que você tem uma certa sensibilidade e intolerância , comum com lactose, glúten, caseína, também podem causar dor de gás. E, claro, se você beber líquido demais com uma refeição gordurosa ou picante, poderá sentir mais gases do que o normal.

 

Para muitos, se o gás é um problema persistente, evitar os alimentos que levam à dor do gás é, muitas vezes, a maneira mais fácil e melhor de prevenir a recorrência dos sintomas. Felizmente, quando ocorrem dores agudas no gás, há vários remédios naturais que ajudam a aliviar o desconforto que não acarreta os mesmos efeitos colaterais que os tratamentos convencionais para a flatulência.

Vamos mostrar aqui quais são!!!

 

O que é gás?

 

O gás é um subproduto natural do processo digestivo que é uma combinação de dióxido de carbono, nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e às vezes metano. O gás pode ser passado por arrotos ou através de flatulência. Estes vapores de gás por si só são geralmente inodoros e se o gás tiver um odor desagradável, é tipicamente devido a bactérias que residem no intestino grosso. (2)

O gás pode ser causado pela ingestão excessiva de ar ou porque os alimentos não digeridos começam a se decompor. Arrotar pode se livrar do ar engolido que contém oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono, mas à medida que o gás se move para o intestino grosso, ele é expelido pela flatulência.

A razão pela qual o gás se desenvolve e deve ser passado é simplesmente que o corpo não pode digerir e absorver todo o açúcar, amido, proteínas e fibras consumidas. Quando eles passam para o intestino grosso, a flora intestinal os ataca, quebrando-os. Isso resulta na produção de gases de hidrogênio e dióxido de carbono e, às vezes, em metano.

 

Ter gás é comum e natural, mas pode ser desconfortável e embaraçoso. Certas condições como a intolerância à lactose, intolerância ao glúten, bem como outras sensibilidades aos alimentos podem causar problemas digestivos. Aprender seus gatilhos pessoais e evitar os alimentos e bebidas que causam o desenvolvimento de gás em seu sistema pode ajudar a evitar dores de gás e constrangimento potencial.

 

Os antiácidos de venda livre populares podem não aliviar todos os sintomas e causar efeitos colaterais. Felizmente, há uma série de tratamentos naturais para as dores do gás que são seguras e eficazes.

 

Os sintomas comuns do gás incluem:

 

  • sensação de nó no abdômen
  • cãibras afiadas
  • dores na barriga e peito
  • Arroto voluntário ou involuntário
  • flatulência voluntária ou involuntária
  • Inchaço abdominal
  • Sensação de bolhas no estômago

 

Causas de gás e fatores de risco:

 

Os alimentos que comumente causam gás incluem:

 

  • Feijão e Leguminosas
  • Cebolas
  • Brócolis
  • Couve de Bruxelas
  • Repolho Vermelho
  • Couve-flor
  • Alcachofras
  • Aspargos
  • Peras
  • Maçãs
  • Pêssegos
  • Mmeixas
  • Batatas
  • Milho
  • Fibra solúvel de farelo de aveia, feijão e ervilha
  • Pão integral
  • Cereais de farelo
  • Leite
  • Creme
  • Sorvete
  • Cerveja
  • Refrigerantes e outras bebidas gasosas
  • Suplementos de fibra contendo casca de psyllium
  • Adoçantes artificiais e álcoois de açúcar, incluindo sorbitol, manitol, xilitol, aspartame e outros

 

 

Além da dieta, há uma série de condições médicas que podem causar dores de gás. Esses incluem:

 

  • Intolerância à Lactose: Uma condição muito comum em que o corpo não pode degradar a lactose, um açúcar encontrado nos laticínios. A intolerância à lactose ocorre quando o intestino delgado deixa de produzir lactase suficiente para quebrar a lactose. A lactose não digerida migra para o intestino grosso e o resultado é muitas vezes inchaço, diarréia e gases.

 

  • Doença Celíaca: Esta é uma condição bastante comum em que uma sensibilidade à proteína glúten causa uma resposta do sistema imunológico no intestino delgado. Com o tempo, pode danificar permanentemente o revestimento do estômago, impedindo a absorção de nutrientes essenciais. A doença celíaca pode causar gases, bem como outros problemas digestivos, como diarréia, inchaço e azia, mas as condições mais sérias, a longo prazo, incluindo anemia, osteoporose e osteomalácia são uma preocupação significativa.

 

  • Doença de Crohn: É uma doença inflamatória intestinal que pode causar dor abdominal, diarréia grave, gases, perda de peso e desnutrição. A doença de Crohn é uma condição dolorosa e às vezes debilitante que pode levar a fístulas potencialmente fatais.

 

  • Úlcera péptica: Este tipo de úlcera ocorre quando há feridas abertas no revestimento do intestino delgado. As úlceras pépticas podem levar à intolerância de comidas gordurosas, queimando dor de estômago, azia, náusea, gás e inchaço.

 

  • SII: Este distúrbio digestivo comum afeta o intestino grosso, causando dores de gás e gás, diarréia, constipação, dor abdominal e inchaço. IBS é uma condição crônica que deve ser tratada a longo prazo e muitos dos sintomas são desencadeados pela intolerância a alimentos como trigo, laticínios, legumes, vegetais crucíferos, bebidas gasosas e frutas cítricas.

 

  • Gastroenterite: Tipicamente uma condição aguda, a gastroenterite é uma inflamação do estômago e dos intestinos, frequentemente causada por parasitas, bactérias ou infecções virais. Também pode ser uma reação a um novo alimento e como efeito colateral de certos medicamentos. Sintomas comuns incluem dores de gás e gás, cólicas abdominais, diarréia, vômitos e náuseas.

 

  • Diverticulite: divertículos são pequenas bolsas que podem se formar no revestimento da parte inferior do intestino grosso. A diverticulite é uma condição relativamente comum, particularmente após os 40 anos de idade, que ocorre quando as bolsas ficam inflamadas ou infectadas. Sintomas comuns incluem gases, dor, vômito, febre, constipação e uma mudança nos hábitos intestinais.

 

  • Supercrescimento bacteriano no intestino delgado: SIBO é uma condição que ocorre quando há bactérias excessivas no intestino delgado que causam uma ruptura no processo digestivo. Os sintomas podem variar de leves a graves e geralmente incluem gases crônicos, diarréia, perda de peso e má absorção de nutrientes.

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Tratamento Convencional da Dor de Gases:

 

Quando as dores de gás são severas e recorrem com frequência, uma visita ao médico é necessária. É importante receber um diagnóstico adequado para a causa da dor do gás, pois algumas condições potencialmente graves podem apresentar inchaço e dor.

 

Além de um histórico médico e exame físico para verificar se há distensão, seu médico revisará sua dieta e talvez solicite exames. Testes comumente solicitados incluem: exames de sangue, testes de intolerância à lactose, testes de má absorção de frutose, triagem de câncer de cólon e, em alguns casos, uma série de raios-X do trato gastrointestinal superior.

 

Se a dor gasosa persistente for determinada por uma condição de saúde subjacente, o tratamento bem-sucedido da condição deve ajudar a aliviar os sintomas. Em outros casos, seu médico geralmente recomendará mudanças na dieta, modificações no estilo de vida e medicamentos de venda livre.

 

Medicamentos (tradicionais) recomendados podem incluir:

 

  • Beano: Feito a partir de uma enzima digestora de açúcar, este medicamento pode ser recomendado para ajudá-lo a digerir o açúcar em vegetais e feijões.

 

  • Suplementos de lactase: Um suplemento feito de lactase, a enzima digestiva que ajuda a degradar a lactose.

 

  • Subsalicilato de Bisumth (Pepto Bismol): Um medicamento que geralmente reduz o odor de flatos. Este medicamento não deve ser tomado a longo prazo ou se você tem alergia à aspirina.

 

  • Antiácidos Simethicone (Gasx, Mylanta): Medicamentos que ajudam a quebrar as bolhas no gás, facilitando a expulsão.

 

  • Antibióticos: Em você tem SIBO ou outra infecção.

 

8 tratamentos naturais para dores de gás:

 

  1. Vinagre De Maçã

 

Misture duas colheres de sopa de vinagre de maçã orgânico (que contém a cultura mãe) com um copo de água e beba logo antes de uma refeição. Isso pode ajudar a aliviar as condições digestivas, incluindo refluxo ácido e azia, aumentando bactérias saudáveis ​​e ácido no intestino.

Experimente o switchel, uma bebida fermentada feita com vinagre de maçã, gengibre fresco, xarope de bordo e água. Você pode usar água com gás natural para adicionar um pouco de gás à bebida que pode ajudá-lo a expelir parte do gás do sistema. Gengibre fresco é conhecido por combater náuseas, promover a digestão e proteger contra úlceras estomacais.

 

  1. Óleo de cravo

Adicione 2-5 gotas de óleo essencial de cravo para oito onças de água para reduzir o inchaço e gás. Também pode ajudar outros problemas digestivos, como indigestão, enjôo e soluços

 

  1. Carvão Ativado

 

Tome 2 a 4 comprimidos de carvão ativado antes de comer e novamente uma hora depois de uma refeição para aliviar as dores de gás. Carvão ativado pode ajudar a aliviar os sintomas, incluindo flatulência, inchaço e distensão do abdômen, eliminando o gás aprisionado no cólon

 

  1. Enzimas Digestivas

 

Tome um suplemento de enzima digestiva de espectro completo como recomendado. Procure por um suplemento de alta qualidade que contenha lactase para degradar a lactose em produtos lácteos, lipase para degradação de gorduras, amilase para amidos de degradação e protease para proteínas de degradação. Para obter mais suporte digestivo, procure um com gengibre e hortelã que também suporte a função intestinal saudável.

 

  1. Probióticos

 

Um suplemento probiótico de alta qualidade pode ajudar a manter um trato digestivo saudável, adicionando bactérias saudáveis ​​ao intestino. Os sintomas do gás podem ser aliviados quando a flora bacteriana é alterada de acordo com a Cleveland Clinic. Além disso, uma meta-análise de estudos randomizados controlados por placebo descobriu que os probióticos reduzem a dor, a flatulência e o inchaço em pacientes com SII.

Além de um suplemento probiótico, adicione alimentos ricos em probióticos para a sua dieta, incluindo kefir, iogurte, kimchi, chucrute, kombucha, tempeh e vinagre de maçã para melhorar a digestão.

 

  1. Óleos Essenciais De Funcho

 

Conhecido por sua saúde digestiva e sabor parecido com alcaçuz, o óleo essencial de erva-doce tem propriedades anti-sépticas que podem ajudar a aliviar a constipação, o inchaço e as dores de gás. Adicionar 1 a 2 gotas de óleo essencial de erva-doce para água e chá e escorregar lentamente para aliviar o desconforto digestivo e flatulência.

 

  1. Asafoeida

 

Tome 200 miligramas a 500 miligramas de um suplemento de alta qualidade para aliviar a flatulência e o gás. Esta poderosa especiaria é fundamental para a medicina ayurvédica e outras práticas medicinais tradicionais para prevenir e aliviar o desconforto digestivo. É amplamente utilizado em cozinhas do Oriente Médio e da Índia ao preparar pratos de lentilhas, legumes e sopas. Tem um odor sulfuroso muito forte que cozinha, tornando-o ideal para preparações de cozimento mais longas, como cozidos e ensopados. (14)

Asafoeida não é recomendado para mulheres grávidas, lactantes, crianças, pessoas com pressão alta ou baixa, ou com distúrbios hemorrágicos. Sabe-se que interage com anticoagulantes, medicamentos anti-hipertensivos e medicamentos antiplaquetários.

 

  1. Atividade Física

 

Quando os sintomas surgirem, dê um passeio, pule corda ou tente se recuperar. A atividade física pode ajudar a aliviar as dores de gás, expulsando o gás naturalmente.

 

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5 Mudanças no Estilo de Vida para Ajudar a Evitar o Gás

 

  1. Coma porções menores de alimentos que causam gás(isso varia de pessoa para pessoa)
  2. Coma mais devagar
  3. Mastigue bem os alimentos
  4. Não mastigue chicletes, fume ou beba através de um canudo, pois eles podem causar a deglutição excessiva de ar
  5. Evite bebidas gaseificadas

 

Conclusão sobre como se livrar da dor e do gases:

 

– O gás é uma parte natural do processo digestivo e a maioria dos adultos saudáveis ​​passa o gás entre 13 e 21 vezes por dia.

– O gás pode causar cãibras acentuadas, dores pontiagudas, arrotos, flatulência, inchaço e distensão do abdômen.

– Embora geralmente causada por alimentos, certas condições de saúde, incluindo a intolerância à lactose, doença celíaca, doença de Crohn, úlcera péptica, IBS, diverticulite ou gastroenterite podem causar dores de gás e gás.

– Os tratamentos convencionais incluem o uso de suplementos enzimáticos e antiácidos vendidos sem receita médica.

– Numerosos tratamentos naturais para o gás incluem vinagre de maçã, óleo de cravo, enzimas digestivas e muito mais!