Previnir câncer com a alimentação, sim!

O câncer é uma doença sistêmica com várias causas, algumas das quais incluem uma dieta pobre, exposição a toxinas, deficiências nutricionais e, até certo ponto, genética. Uma maneira extremamente importante de prevenir e / ou tratar o câncer é nutricionalmente, através de uma dieta rica em nutrientes e evitando coisas que são conhecidas por aumentar o risco de câncer.

Mas para muitas pessoas, navegar pelo sistema alimentar moderno parece muitas vezes irresistível. Ingredientes em alimentos ultraprocessados ​​estão sendo culpados por tudo relacionado à saúde, desde câncer e diabetes, até redução da função renal e perda óssea. Apenas aumentando a confusão, às vezes até a maneira como nós preparamos alimentos saudáveis ​​pode colocá-los na categoria de alimentos que causam câncer.

Infelizmente, até que os fabricantes de alimentos sejam obrigados a ” limpar ” os ingredientes que usam em seus produtos, cabe a nós evitar os piores tipos.

Os pesquisadores sabem há décadas os perigos associados a alguns hábitos não saudáveis ​​e alimentos causadores de câncer, enquanto outros estão emergindo como possíveis culpados.

Certamente, quando se trata de prevenção do câncer, mais pesquisas ainda são necessárias. Mas por enquanto, vamos compartilhar os tipos de alimentos e ingredientes que é recomendado evitar, além de dicas sobre como fazer a transição para uma dieta anti-câncer.

 

Quais são os alimentos que causam câncer?

 

O que faz com que alguns alimentos sejam cancerígenos (em outras palavras, causadores de câncer)? Alimentos que potencialmente contribuem para o câncer podem incluir qualquer número de produtos químicos, pesticidas, conservantes e aditivos. Por exemplo, esses são alguns dos fatores que fazem com que certos alimentos sejam muito prejudiciais – não só aumentando potencialmente o risco de câncer, mas também causando problemas como alergias, intestino permeável, obesidade e inflamação:

 

Pesticidas e Herbicidas:

 

Práticas agrícolas industriais carregaram nossos produtos, ar, água, solo e animais na parte inferior da cadeia alimentar com produtos químicos nocivos. A melhor maneira de evitar o consumo de pesticidas é comprar alimentos orgânicos e idealmente cultivados localmente.

 

Produtos animais com hormônios e antibióticos:

 

A carne e os produtos lácteos convencionais geralmente são produzidos com antibióticos e hormônios que ajudam a aumentar a produção, mas também podem causar efeitos como a ruptura do estrogênio, uma vez consumidos. Não se deixe enganar por rótulos “naturais” ou “free-range”, que nem sempre dizem muito sobre como os alimentos são produzidos. Compre produtos de origem animal alimentados à pasto, criados localmente e rotulados como hormônios e livres de antibióticos.

 

Açúcares e adoçantes artificiais adicionados:

 

Recentemente, estudos associaram dietas com alto teor de açúcar ao aumento do risco de certos tipos de câncer. Adoçantes artificiais como aspartame, sacarina e sucralose podem gerar danos aos radicais livres no organismo. O xarope de milho rico em frutose, embora os fabricantes se refiram a ele como um adoçante “natural”, é altamente processado, artificial e capaz de contribuir para o crescimento da obesidade e das leveduras, entre outros efeitos negativos à saúde.

 

Aditivos alimentares:

 

Nitratos, sulfitos, corantes alimentares e corantes e glutamato monossódico têm sido associados a danos causados ​​pelos radicais livres no corpo. A melhor maneira de evitar isso é ficar longe de produtos que contenham ingredientes desconhecidos e impronunciáveis.

 

Pasteurização:

 

Não é apenas o leite que é pasteurizado (aquecido a muito calor) para matar bactérias. Iogurtes, sucos de frutas e muitos dos alimentos em nossas mercearias foram tratados com um processo de alto calor que destrói nutrientes e gera radicais livres no corpo. A pasteurização é usada como um substituto para o saneamento adequado e para o prolongamento não natural da vida útil dos alimentos. Não há muitas evidências ligando diretamente a pasteurização ao câncer, mas alimentos pasteurizados ainda podem ser problemáticos quando se trata de aumentar a inflamação e problemas relacionados ao intestino.

 

Aqui estão alguns exemplos de alguns alimentos causadores de câncer e você pode não perceber que estão em sua dieta:

 

– Carnes Processadas

 

As carnes processadas são aquelas que foram tratadas, alteradas ou preservadas para melhorar o sabor e prolongar a frescura. Eles podem conter aditivos, como nitratos e tendem a ser muito ricos em sódio. Um indício de que uma carne é processada é se ela foi preparada de uma das seguintes maneiras: salga, cura, fumo. Exemplos de carnes processadas incluem cachorros-quentes, presunto, bacon, salsicha e algumas carnes frias / frios.

 

– Alimentos fritos, queimados e excessivamente cozidos

No início de 2017, a Food Standards Agency da Grã-Bretanha lançou uma campanha para ajudar as pessoas a entender melhor e evitar a toxina chamada acrilamida. A acrilamida é encontrada em coisas como a fumaça do cigarro e também é usada em processos industriais como a fabricação de corantes e plásticos. O que é surpreendente é que a acrilamida também é uma substância química que se forma em certos alimentos, especialmente alimentos ricos em amido, como pão, bolachas, bolos e batatas, quando eles são cozidos por longos períodos em altas temperaturas.

A Agência Internacional para Pesquisa em Câncer classifica a acrilamida como um “provável carcinógeno humano”, com base em dados que mostram que ela pode aumentar o risco de alguns tipos de câncer em animais de laboratório.

A acrilamida é encontrada principalmente em alimentos vegetais altamente cozidos, como batata e cereais, batatas fritas e, em certa medida, café. A reação química ocorre quando certos alimentos ricos em amido são cozidos acima de 250 ° F. Isso faz com que os açúcares e o aminoácido asparagina criem acrilamida. Nota: A acrilamida não se forma (ou se forma em níveis mais baixos) em produtos lácteos, carnes e peixes.

 

– Açúcar adicionado

O alto consumo de açúcar adicionado também tem sido associado ao aumento do risco de câncer. Há evidências de que açúcares adicionados, como xarope de milho com alto teor de frutose, podem aumentar o risco de câncer de esôfago, câncer de intestino delgado, câncer de cólon e câncer de mama. Vários estudos descobriram que o açúcar não apenas contribui para problemas como obesidade e diabetes, mas também está relacionado ao aumento do crescimento de tumores e metástases.

Esta é outra razão para evitar o excesso de açúcar: estudos descobriram que as pessoas que ingerem de 17% a 21% das calorias adicionadas do açúcar enfrentam um risco 38% maior de morrer de doenças cardiovasculares em comparação àquelas que receberam apenas 8% de suas calorias.

 

– Alimentos ricos em aditivos

Um estudo de 2016 publicado na Cancer Research descobriu uma ligação entre aditivos alimentares comuns e câncer de cólon. Pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Estadual da Geórgia descobriram que camundongos que ingeriam regularmente os emulsionantes dietéticos chamados polissorbato-80 e carboximetilcelulose apresentaram desenvolvimento de tumor exacerbado e aumento da inflamação de baixo grau e carcinogênese do cólon.

Esses emulsificantes atuam como ingredientes “semelhantes a detergentes” no intestino, alterando significativamente a composição de espécies do microbioma intestinal. Alterações em espécies bacterianas podem interferir nas funções do sistema imunológico, promover inflamação e aumentar expressões gênicas prejudiciais.

Quais tipos de alimentos processados ​​e produtos contêm esses emulsificantes? Exemplos incluem produtos lácteos, como sorvetes, produtos de beleza cremosos, creme dental, enxaguatórios bucais, laxantes, pílulas dietéticas, tintas à base de água, detergentes e até mesmo vacinas.

– Produtos de Arroz geneticamente modificado

Beber água contaminada com arsênico pode aumentar o risco de câncer de pulmão, pele e bexiga. É por isso que existem limites claros para a quantidade de arsênico permitido na água. Mas e o arsênico presente no suprimento de alimentos? Acontece que a maioria dos americanos obtém mais arsênico dos alimentos em sua dieta do que da água que bebem. Então, envenenamento por arsênico de alimentos como arroz é algo que você precisa considerar?

Enquanto bebês potencialmente enfrentam o maior risco, o excesso de arsênico não é bom para nenhum de nós. Uma investigação de 2012 do Consumer Reports encontrou arsênico em todas as marcas de cereais infantis testados – quase dez vezes o limite legal para a água potável! Os testes subseqüentes foram ainda mais terríveis: apenas uma porção de cereal de arroz infantil pode colocar as crianças acima do máximo semanal recomendado pelo Consumer Reports.

De acordo com o site do The Environmental Working Group (EWG), “metais pesados ​​como arsênio, cádmio e chumbo estão naturalmente presentes na água e no solo. Em alguns lugares, existem concentrações intensas como resultado da poluição industrial e décadas de uso agrícola de pesticidas à base de chumbo e arsênico. ” Organizações como o EWG e a Organização Mundial da Saúde recomendam agora limitar o consumo de arroz. Alimentos (incluindo aqueles que contenham farinha de arroz), quando possível e, em vez disso, comer uma dieta variada de grãos de baixa-arsênico saudáveis.

 

Como ter uma dieta anti-câncer?

Em relação a alguns dos alimentos causadores de câncer mencionados acima, como carnes processadas e frituras, abaixo, você encontrará sugestões para soluções mais seguras que você pode incorporar à sua dieta. Também explicarei outras maneiras de melhorar a capacidade do seu corpo de desintoxicar e listar os principais alimentos que combatem o câncer.

 

  1. Abaixe sua carga de toxina

 

Uma dieta anti-câncer consiste em:

 

Diminuindo sua ingestão de toxinas.

Apoiando os processos de limpeza e desintoxicação do corpo.

Comer alimentos saudáveis ​​e ricos em nutrientes para apoiar todas as funções do seu corpo.

Em primeiro lugar, você pode tomar essas medidas para reduzir ou eliminar os seguintes produtos e substâncias de sua vida, a fim de impedir o acúmulo de toxinas e reduzir os danos celulares causados ​​por radicais livres:

 

Ondas eletromagnéticas: telefones celulares, TVs, telas de computador, microondas – até mesmo a fiação de nossas casas e aparelhos básicos emitem freqüências eletromagnéticas constantes ou ondas que perturbam o funcionamento bioelétrico de nossos corpos. O uso de telefones celulares tem sido associado a uma série de processos de promoção do câncer. Limite a sua exposição eliminando o seu micro-ondas, pois é a sua maior fonte de ondas, além de fones de celular nos ouvidos.

Produtos comerciais de saúde e beleza: As coisas que colocamos em nossas bocas e usamos em nossa pele ou cabelo, como xampus comerciais, maquiagem e produtos de limpeza, são muitas vezes carregadas de carcinógenos em potencial. Visite o banco de dados “SkinDeep do Environmental Working Group” para pesquisar seus produtos favoritos e determinar se você deve mudar para outra marca.

Limpadores domésticos: Ambientes internos são muitas vezes fontes concentradas de poluição. Reduza sua carga de toxinas mudando para produtos de limpeza naturais ou fazendo seus próprios, em vez de usar produtos cheios de produtos químicos.

Medicamentos desnecessários: Todos os medicamentos passam e sobrecarregam o fígado. O alto uso de acetaminofeno está tomando rapidamente o lugar do álcool como a principal causa de doença hepática. Trabalhe com seu médico para diminuir a quantidade de medicamentos que você está tomando.

Plásticos: Compostos em recipientes de plástico, envoltórios de plástico, o revestimento de latas de metal e recipientes de papelão podem lixiviar compostos que perturbam o sistema neuroendócrino. Isso é especialmente verdadeiro quando o plástico é aquecido, por isso é inteligente não usar recipientes de plástico para microondas, armazenar alimentos muito quentes em plástico ou deixar garrafas plásticas de água em qualquer lugar onde ficarão muito quentes (como em seu carro).

Você também pode querer periodicamente tentar o jejum para ajudar na desintoxicação. Mesmo se você comer alimentos saudáveis ​​regularmente, toxinas ambientais o bombardeiam a todo momento. Os órgãos responsáveis ​​pela desintoxicação e eliminação – a pele, o sistema respiratório, os rins, o fígado e o trato digestivo – muitas vezes ficam sobrecarregados e recirculam as toxinas na corrente sanguínea. Praticar uma limpeza ou desintoxicação a cada poucos meses pode ajudar esses órgãos a “recuperar” e eliminar toxinas armazenadas nas células e nos tecidos. As limpezas de cólon e fígado podem ser realizados com uma variedade de ervas, bebidas verdes e alimentos integrais facilmente digeridos, como vegetais espremidos ou que são levemente cozidos no vapor.

 

  1. Beba Água Limpa

 

Nossa água potável (filtro) pode conter centenas de substâncias não regulamentadas, de pesticidas e metais pesados ​​a hormônios e outros poluentes. A água engarrafada é ainda menos regulamentada, o que significa que não é necessariamente uma boa alternativa. Sua melhor aposta é comprar um filtro especial que pode ser usado em casa para remover o cloro, o flúor e outros poluentes da água que você bebe e cozinha. Ou, comprar somente agua de qualidade garantida..

 

  1. Cozinhe os alimentos em temperaturas mais baixas e evite tostar

 

Não frite seus alimentos! Reduzir significativamente a quantidade de fast food, batatas fritas, batatas fritas, bolos, cereais e bolachas que você come.

É praticamente impossível eliminar completamente a acrilamida que pode se acumular nos alimentos fritos. Mas comer uma dieta balanceada, na maior parte livre de alimentos processados ​​e evitar uma dieta rica em amido, pode reduzir muito os níveis de acrilamida.

Fritar, assar, grelhar são mais propensos a criar acrilamida. Por outro lado, ferver e cozinhar parece menos provável. Tempos de cozimento mais longos e cozimento em temperaturas mais altas podem aumentar ainda mais a quantidade de acrilamida nos alimentos.

Não guarde batatas na geladeira. Isso pode causar aumento dos níveis de acrilamida. Se você planeja cozinhar batatas em temperaturas mais altas, ponha na água as batatas cortadas primeiro. Imersão em água por 2 horas antes de cozinhar em alta temperatura pode reduzir os níveis de acrilamida em quase 50%. Mesmo uma simples lavagem de 30 segundos pode reduzir os níveis de acrilamida em mais de 20%.

Evite queimar o pão! (apesar de ser uma delicia tostadinho) A Food Standards Agency nos EUA (Agência de Padrões Alimentares) diz, como regra geral, que o ideal é uma cor amarela dourada ou mais clara quando assada.

 

  1. Evite grãos processados ​​e açúcar adicionado

 

O açúcar adicionado ou grãos processados ​​/ refinados são difíceis de quebrar e podem causar problemas intestinais. Quanto mais processado e alterado o alimento, mais antinatural e prejudicial ele se torna. Açúcar refinado, farinha de trigo, comida industrializada/ congelada , queijo em pó e óleos vegetais tratados termicamente – esses alimentos processados ​​estão no centro de toda uma série de doenças e distúrbios.

 

Os produtos de trigo, soja e milho tornaram-se muito baratos e amplamente disponíveis para a produção de produtos altamente processados ​​e refinados. As alergias alimentares associadas a esses alimentos estão subsequentemente em ascensão e podem contribuir para a síndrome do intestino permeável e a absorção inadequada de nutrientes. Estes alimentos também são frequentemente carregados com pesticidas, herbicidas, hormônios e metais pesados. Cada vez mais, as sementes das quais são cultivadas são geneticamente modificadas. A solução? Compre grãos integrais orgânicos e germinados e evite produtos processados ​​de soja.

 

Verifique os rótulos dos ingredientes para ter certeza de que você não está consumindo grandes quantidades de açúcar / adoçantes.

Desconfie de alimentos que possam parecer saudáveis, mas que na verdade não são, como alimentos com baixo teor de gordura ou sem gordura, alimentos sem lactose e sem glúten, leite com arroz e alimentos contendo adoçantes artificiais. Muitas vezes esses alimentos contêm aditivos químicos para substituir a gordura, o trigo ou os ingredientes lácteos.

Tente usar grãos alternativos como quinoa ou trigo-sarraceno em algumas refeições, em vez de comer muito pão, arroz instantâneo, massas, cereais, etc.

De acordo com um pesquisador da Universidade de Cornell, enxaguar o arroz integral até que a água esteja limpa (normalmente 5 a 6 lavagens) e depois cozinhar em uma ração de 1 xícara de arroz para 6 xícaras de água, pode remover 40 a 55% do arsênico inorgânico arroz.

  1. Coma mais alimentos que combatem o câncer

 

Sua melhor aposta, para combater o câncer e uma série de outras condições, é comer comida de verdade e comer menos na cadeia alimentar. A pesquisa sugere que estes são alguns dos principais alimentos que combatem o câncer para comer regularmente:

 

Vegetais Crucíferos: brotos de couve, repolho e couve são todos membros da família Brassica ou Cruciferous. Estudos descobriram que estes vegetais são uma potente fonte de antioxidantes e os estudos os consideram armas poderosas contra os cancros da bexiga, mama, cólon, próstata, estômago e reto.

Alimentos ricos em vitamina A (beta-caroteno): Os compostos vegetais laranja-avermelhados encontrados em frutas e vegetais são os precursores da vitamina A, um antioxidante potente que está se mostrando útil para aqueles com câncer de mama e de ovário. A vitamina A é necessária para muitas funções corporais, especialmente o sistema imunológico. Ele provou ser eficaz na luta contra o câncer de mama e tumores de cabeça e pescoço. A vitamina A também pode ser útil para combater os cancros da pele, do colo do útero, colo-rectal, esofágico, ovárico, pancreático e do estômago. Alimentos que fornecem vitamina A incluem fígado, cenoura, batata doce, couve, espinafre, manteiga alimentada com capim, ovos e abóbora.

Alimentos ricos em vitamina C (ácido ascórbico): A vitamina C é um poderoso antioxidante que auxilia o sistema imunológico. Tem se mostrado eficaz (em toda a forma de alimentos – não suplementos) contra os cancros da bexiga, mama e boca. Alimentos ricos em vitamina C incluem pimentos, laranjas, mamão, goiaba, brócolis, couve, couve de bruxelas, ervilhas e couve-flor.

Alho: Alguns legumes, como alho, cebola e cebolinha têm propriedades antibacterianas, defesa de DNA e processos de parada de câncer que parecem funcionar contra câncer de mama, cólon, esôfago, reto e estômago.

Chá verde e chá Oolong: Os polifenóis do chá verde são poderosos antioxidantes que destruíram as células leucêmicas em culturas de laboratório. Eles parecem reconhecer e deter a proliferação de células anormais. O chá Oolong também contém teofilinas e teobrominas (também no chá verde) que reduzem o risco de muitos tipos de câncer

Azeite: O azeite de oliva contém fitonutrientes que parecem reduzir a inflamação no corpo. Pode reduzir o risco de câncer de mama e colorretal.

Alimentos de cálcio: O cálcio, particularmente quando combinado com a forma de vitamina D3, pode reduzir a incidência de câncer em 35 a 60%. O cálcio parece ser especialmente benéfico para prevenir câncer e cânceres retais. Alguns estudos também descobriram que ajuda a reduzir o câncer de mama e o risco de câncer de ovário. A exposição solar e os óleos marinhos, como o óleo de fígado de bacalhau ou o óleo de krill, são ótimas fontes de vitamina D que ajudam na absorção de cálcio. Idealmente, o cálcio deve ser obtido de alimentos como produtos lácteos orgânicos (eu recomendo produtos lácteos crus, se possível), folhas verdes, amêndoas, feijão e peixe. Em alguns casos, a suplementação também pode ser útil, mas geralmente não é recomendada para todos os adultos.

Você também deve substituir as carnes processadas por carnes e peixes frescos. Em vez de comer coisas como carnes frias, salsichas ou cachorros-quentes, compre carne fresca e de qualidade, como carne alimentada com capim, frango ou peru, e peixe selvagem. Para evitar o excesso de ingestão de um tipo de carne (como carne bovina ou suína), consuma uma grande variedade de alimentos protéicos, tanto derivados de origem vegetal como derivados de origem animal, já que cada um tem seus benefícios.

 

  1. Aumentar a desintoxicação com suplementos e ervas

 

Alguns especialistas recomendam beber água alcalina que você pode criar adicionando suco de limão ou lima e / ou algumas gotas de peróxido de hidrogênio. Para ajudar com a desintoxicação, você também pode aumentar sua ingestão de alimentos crus e sucos verdes. Embora a fibra seja uma parte importante da digestão, eliminação, desintoxicação e uma fonte de suporte probiótico – muita fibra pode estressar um sistema imunológico enfraquecido ou hiper-reativo.

Comer uma dieta saudável é o número 1 quando se trata de prevenção do câncer. Mas também há certas ervas e suplementos que foram mostrados para ajudar a diminuir a inflamação, impulsionar o sistema imunológico e, portanto, ajudam a diminuir o risco de câncer.

Esses incluem:

Ácido alfa-linolênico (ácido graxo ômega-3): Os ácidos graxos ômega-3 estão recebendo tanta atenção porque a dieta ocidental é tão desequilibrada com uma superabundância de ômega-6. Omega-3 tem uma série de benefícios à saúde e pesquisas ainda estão em andamento para validar seus benefícios no combate ao câncer.

Chorella, algas verde-azuladas e Spirulina: Estes animais unicelulares são uma fonte de vitamina B12 e ligam-se a metais pesados, ajudando a eliminá-los do corpo.

CLc: O ácido linoléico conjugado estimula o sistema imunológico e pode reduzir o risco de desenvolver câncer de cólon, reto e mama.

Cogumelos Coriolus: Estes cogumelos de combate a doenças têm polissacarídeos específicos que estimulam o sistema imunológico, reduzem o crescimento do tumor e combatem o câncer.

Folato / Vitamina B9: O folato (vitamina B9) é crucial para a produção de DNA e foi considerado eficaz contra cânceres de mama, colo-retal e pancreático.

Melatonina: A melatonina é um hormônio que ajuda a regular nossos ciclos de sono e vigília. Os níveis desse hormônio estão intimamente ligados à função do sistema imunológico. Ter pelo menos 8 horas de sono e reduzir o estresse aumentará seus níveis de melatonina.

Precauções relativas a uma dieta anti-câncer

A qualidade de sua dieta é indubitavelmente ligada à sua saúde geral e à capacidade de prevenir o câncer. No entanto, outros fatores também são importantes para a prevenção do câncer, como se exercitar, evitar a exposição a medicamentos e toxinas, não fumar ou consumir muito álcool, dormir bem e controlar o estresse. Uma variedade de alimentos pode ser incluída em uma dieta anti-câncer, e sua dieta não precisa ser “perfeita” para ser saudável. Comece fazendo uma ou duas mudanças de cada vez em sua dieta, removendo alimentos que você consome muito, mas que são conhecidos por aumentar o risco de câncer.

 

Considerações Finais sobre Alimentos Causadores de Câncer

Alimentos que causam câncer incluem aqueles que contêm pesticidas, aditivos, adição de açúcar ou adoçantes artificiais, carnes processadas, alimentos queimados, frituras e outros produtos químicos.

Exemplos de alimentos e ingredientes que causam câncer são: batatas fritas, cachorros quentes, frios, salsichas, sorvetes, arroz refinado e outros ganhos, xarope de milho rico em frutose, óleos vegetais processados ​​e gorduras trans.

Para seguir uma dieta anti-câncer, diminua a ingestão de toxinas, apoie os processos de limpeza e desintoxicação do corpo e coma alimentos ricos em nutrientes não processados.

 

 

 

 

 

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