Tempeh é um alimento poderoso, mas muitas vezes é ofuscado por seu primo mais popular, o tofu. No entanto, o tempeh não serve apenas para veganos ou amadores de uma alimentação saudável – o tempeh está surgindo nos cardápios dos restaurantes e nas mercearias de todos os lugares. Mas quanto você realmente sabe sobre esta proteína baseada em plantas?

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o tempeh, para que você possa começar a adicionar essa alternativa de carne à sua rotina de segunda-feira sem carne. Você também encontrará muitas receitas de tempeh que até os comedores de carne vão adorar!

 

O que é feito de Tempeh?

Tempeh é feito a partir de soja, embora vários grãos, grãos integrais e aromas são freqüentemente adicionados também. Para fazer o tempeh, a soja é cozida e fermentada, em seguida, embalada em um bolo semelhante a um tijolo.

Nas marcas “limpas” (sugerimos orgânico) os únicos ingredientes usados em seu Tempeh Original são soja orgânica, água e arroz integral orgânico. Se você tem uma alergia à soja, existem algumas opções de tempero sem soja lá fora feitas estritamente de leguminosas, grãos integrais ou até mesmo proteína de cânhamo.

 

Abaixo você encontrará informações nutricionais para uma porção de 85g de Tempeh:

Calorias: 140

Gordura Total: 4,5g

Gordura saturada: 1g

Gordura poliinsaturada: 2g

Gordura monoinsaturada: 1g

Colesterol: 0mg

Sódio: 10 mg

Potássio: 8% DV

Carboidratos totais: 10g

Fibra Dietética: 7g

Açúcares: 0g

Proteína: 16g

Cálcio: 6% DV

Ferro: 10% DV

 

O Tempeh oferece mais economia do que algumas outras alternativas de carne quando se trata de proteína. Também é muito rico em fibra, oferecendo mais de um quarto de nossas necessidades diárias de fibra em uma porção.

Como se as proteínas, fibras e estímulos probióticos não fossem suficientes, o tempeh também é uma grande fonte de muitas vitaminas e minerais diferentes, também é uma excelente fonte de magnésio, vitaminas do complexo B, fósforo e manganês – nutrientes essenciais que promovem um ciclo de sono saudável.

 

Do que o Tempeh tem gosto?

 

Tempeh é bastante divisivo – você ama ou odeia, e algumas pessoas preferem isso ao tofu. Tempeh tem um sabor distinto e sabor de nozes (pense nisso como o fermento de proteínas vegetais) e absorve o sabor dos ingredientes em torno dele. Tempeh é mastigável e tem mais uma mordida do que tofu, tornando-se uma alternativa popular de bacon vegan.

 

Tempeh vs. Tofu

 

Embora o Tempeh e o tofu sejam produtos à base de soja, eles têm algumas diferenças fundamentais. Vamos começar comparando seu valor nutricional.

 

Abaixo, você encontrará as informações nutricionais para uma porção 85g de Tofu:

Calorias: 80

Gordura Total: 4g

Gordura saturada: 0,5g

Gordura Poliinsaturada: 2.5g

Gordura monoinsaturada: 1g

Colesterol: 0mg

Sódio: 25 mg

Potássio: 8% DV

Carboidratos totais: 3g

Fibra Dietética: 1g

Açúcares: 0g

Proteína: 9g

Cálcio: 6% DV

Ferro: 8% DV

 

O Tempeh é mais rico em calorias, proteínas e fibras – oferecendo também benefícios impressionantes para a saúde intestinal. Embora o tofu seja mais alto em sódio, ele ainda representa apenas cerca de 1% do seu limite diário de sódio. Se você está focado em calorias ou está fazendo um prato que já contém proteína, como um curry de grão de bico, o tofu pode ser sua melhor aposta. Mas se você estiver procurando por uma refeição repleta de proteínas depois de um treino ou estiver realmente tentando aumentar sua saúde intestinal, o tempeh é sua melhor aposta.

 

Acredita-se que o tofu seja mais processado do que o tempeh, mas ainda é bastante saudável, pois não é carregado com sal, açúcar, gordura saturada ou aditivos químicos. A informação nutricional para o tofu pode variar um pouco dependendo se é macio, firme, extra firme ou super firme, mas todas as opções são saudáveis ​​mesmo assim. Tanto o tempeh quanto o tofu podem certamente ser parte de uma dieta saudável, e isso pode depender das suas necessidades naquele dia ou do tipo de prato que você está fazendo para decidir qual usar.

 

Tempeh é normalmente encontrado na seção de produtos com outros alimentos veganos e vegetarianos substitutos. Se você vir manchas pretas ou outras descolorações, não se preocupe. Isso geralmente é resultado do processo de fermentação, e o produto ainda é seguro para consumo. Depois de abrir um pacote de tempeh, ele deve ser usado dentro de quatro a cinco dias.

 

Tempeh é extremamente versátil, atuando como um delicioso substituto para o bacon, carne moída e até croutons. Se você está cozinhando o tempeh sozinho para servir como prato principal, aconselhamos cortar seu tempeh transversalmente em tiras compridas para que cozinhe uniformemente. Você pode deixar marinado em temperos a gosto se tiver tempo.

 

Abaixo, você encontrará algumas das nossas receitas favoritas de tempeh para experimentar em casa:

 

Veja nossas receitas com Tempeh e experimente abrir suas opções de proteínas à base de plantas !