ADAPTAÇÕES SIMPLES E (MUITO) IMPORTANTER PARA FAZERMOS NA COZINHA

Nossa nutri sugere algumas alterações na cozinha que farão toda a diferença!

Alguns costumes que temos há décadas podem, e devem, ser substituídos. De forma geral são simples e muito mais benéficos à nossa saúde.

Substituições que podem ser feitas para uma alimentação saudável

Trocar a manteiga comum pela manteiga Ghee. Pode ser feita em casa, rende mais de 90% da comum, e lembre-se, Margarina é comprovada um dos piores alimentos, devemos banir de nossas geladeiras para sempre, é 100% artificial.

 

O Azeite deve ser consumido no prato ou/e ao terminar uma receita, a alta temperatura o faz mudar suas propriedades. Altas temperaturas o ideal é usar os mais resistentes, como exemplo, óleo de coco (com ou sem sabor), manteiga ghee, óleo de abacate, gorduras boas de preferencia, e não é o caso dos óleos vegetais de cozinha, a qualidade da gordura deles é completamente dispensável.

 

Sempre deixar grãos e leguminosas de molho na água por um tempo antes de cozinhar, quando a agua estiver suja, jogue-a fora, em geral os grãos e legumes são ricos em ácido fítico, que em excesso no corpo, bloqueia a absorção de outros minerais, como o cálcio, cobre, ferro, magnésio e zinco. Então, deixar de molho permite que enzimas lactobacilos quebrem e neutralizem a ação deste ácido, além de fazer com que eles soltem os “gases” existentes da fermentação na agua ao invés de ser dentro do nosso corpo, sendo assim ficamos com menos gases também, entre outros benefícios.

 

Deixar no freezer cubinhos de caldo de legumes, frango e carne caseiros naturais é o ideal, caldo de temperos artificiais contem alto sódio e muitos deles, glutamato monossódico, os quais são maléficos à saúde.

 

Higienizar sempre as verduras, frutas e vegetais imergindo na água com produto adequado (exemplo:hidrosteril), além da higiene é importante pra tirar resíduos de pesticidas das plantações, os quais são super maléficos à nossa saúde, principalmente às gravidas.

 

A Farinha de trigo é totalmente desnecessária em questões nutricionais, além de ter o famoso glúten, que é inflamatório pra maioria das pessoas, mesmo não sendo celíacas (alérgicos), podemos facilmente substituir receitas por farinhas de amêndoas e castanhas, aveia, arroz integral, quinoa, linhaça e por assim vai…tem uns truquezinhos para deixar as receitas com aquela textura fofinha que o gluten dá, por exemplo adicionando colher de goma xantana, guar ou até polvilho…

 

Macarrão; atualmente temos bastante opção para substituição pelo tradicional de farinha de trigo, pelo menos no dia a dia, particularmente, nós , de descendência italiana, não abrimos mão de uma bela pasta “al dente” então nossos preferidos disponíveis atualmente são os de grão de bico, de quinoa, lentilha, arroz ou ate de feijão, tem muita opção com farinha de milho, mas não achamos que fica no ponto ideal.

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