Tipos de açúcar: descubra os principais nomes “disfarçados”

É comum a indústria alimentícia usar sinônimos de açúcar no rótulo dos alimentos. Saiba reconhecer os principais tipos de açúcar.

Você vai se surpreender ao descobrir o quanto de açúcar realmente foi adicionado ao seu iogurte, cereais, pão ou barrinhas.

Quando o assunto é tipos de açúcar e alimentação, em geral, nós mesmos temos que ser detetives de rótulos (pelo menos, até a transparência quanto a isso ser nacionalmente obrigatória). É importante ver o quê e o quanto nós estamos, de fato, consumindo.

O açúcar se disfarça sob várias formas. É fundamental conhecer os tipos de açúcar

Listamos aqui, para nossos Smartlivers, os mais famosos nomes “disfarçados” do açúcar. Quanto à porcentagem de calorias que esses açúcares representam em um produto alimentício industrializado, é praticamente impossível saber ao certo. Isso porque os tipos de açúcares adicionados são mencionados apenas na lista de ingredientes e na ordem decrescente de peso, não pela porcentagem de calorias.

Tipos de açúcar que podem ser encontrados:?

Sacarose;

Frutose;

Lactose;

Glicose;

Glucose;

Dextrose;

Maltodextrina;

Xarope de milho;

Açúcar mascavo;

Açúcar demerara;

Açúcar orgânico;

Açúcar invertido;

Açúcar magro;

Açúcar moreno;

Açúcar light;

Açúcar de confeiteiro.

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Os diversos tipos de açúcar usados nos rótulos e o mais surpreendente… Em um só alimento

Algumas empresas de alimentos parecem estar tomando algumas liberdades extremas. Elas não só estão usando alguns desses sinônimos de açúcar na lista de ingredientes, mas também estão usando vários deles, em um único produto. Açúcares adicionados são adicionados de açúcares. Não importa o que você os chame, eles fazem praticamente a mesma coisa com a comida.

Assim, dividindo a quantidade total de açúcares adicionados em três ou quatro nomes diferentes de açúcar, em vez de usar apenas um tipo de açúcar, as empresas podem mover seus açúcares mais para baixo na lista (quanto menor o peso, menor a classificação na lista de ingredientes ).

Assim, por exemplo, se um fabricante quiser adoçar uma certa marca de biscoitos, pode fazer isso usando 15 gramas de “açúcar” ou, 5 gramas de “xarope de malte”, 5 gramas de “açúcar invertido” e 5 gramas de “glicose”. Alguns fabricantes parecem estar escolhendo este método de divisão e mascaramento, colocando esses ingredientes mais abaixo nas listas de seus produtos, fazendo-nos acreditar que a quantidade de açúcar no produto é menor do que é.

Grrr!

Além de tudo, obviamente, agem exatamente da mesma forma que o açúcar no nosso organismo, aumentando a frequência dos nossos picos de insulina e criando resistência.

Isso tudo faz com que, todo o cuidado com o consumo de açúcar, seja imprescindível! A variedade de tipos de açúcar usada em cada alimento, muitas vezes, é tanta que parece ser impossível “fugir” do açúcar, né?! Mas existem, sim, formas simples e muito saudáveis de como substituir o açúcar.

Nós da Smartliv temos sempre as melhores dicas para você comer bem e, claro, com muita saúde! Continue acompanhando todas as nossas informações e sugestões.

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